Novidades Raffinato Fique por dentro!

Postado em 06 de Outubro de 2016 às 17h33

Como está a relação com seus fornecedores?

Notícias (6)

Cliente chegando, cliente saindo, segunda a segunda, é muito comum a rotina de um empreendimento na área de alimentação ser algo complexo e extremamente intenso. Esta situação nos principais casos é um convite para o descuido dos detalhes que ao final de um mês geram um impacto negativo na conta do resultado. Sendo mais objetivo, vou listar algumas perguntas que todo empreendedor deve se fazer caso não esteja prestando a correta atenção:

1) Com quantos fornecedores você cota suas compras?
2) Você realiza a ordem de compras ao fechar o negócio? Se negativo, como confere o recebimento das mercadorias?
3) Ao receber suas mercadorias é feito a conferência de quantidade? Preço unitário? Preço total?
4) Ao dar entradas nas suas notas você simplesmente importa o XML e não confere nada?
5) O processo operacional lhe fornece a segurança de que seus colaboradores estão realizando a comanda ao cliente de forma correta?

Enfim, são várias situações que observo no dia-a-dia que geram gargalo, ou melhor, prejuízos aos empreendimentos, mas o principal ponto de partida é você repensar o processo como ele ocorre seguindo um fluxo do início ao fim, o olhar de fora ajuda na melhoria imediata impactando seus ganhos no curto prazo. Neste cenário vou dar uma dica importante: ter uma boa equipe de compras que realiza no mínimo 03 cotações e a centralização da liberação de mercadorias para as demais equipes é um bom aliado no controle de seus custos.

Rômulo Baldissera – Especialista em Gestão Empresarial-FGV

Raffinato Sistemas

Veja também

Momento ideal para investir no ramo de Comidas orgânicas, vegetariana e saladas especiais10/11/17 Uma pesquisa nacional, realizada pelo Sebrae, revela que há boas oportunidades para pequeno negócios que queiram investir na oferta de alimentação saudável e diferenciada. De acordo com o levantamento, apenas 6% das micro e pequenas empresas apostam nesse segmento, que é um novo nicho de mercado. Dos poucos que comercializam alimentação saudável, 56%......
Gorjeta será isenta de ICMS23/10/17 Comissão Técnica Permanente do ICMS atende demanda da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares A gorjeta deixou de ser receita própria dos estabelecimentos a partir da Lei nº 13.419/2017......

Voltar para Novidades